Bernini na Galleria Borghese

Bernini tinha apenas 20 anos quando o cardeal Scipione Borghese pediu que ele fizesse uma série de esculturas com temas bíblicos e mitológicos para decorar a Villa Borghese (as obras estão lá até hoje, pois é um museu). Certamente essas obras o levaram ao sucesso, pois ele conseguiu expressar de forma espetacular o movimento e a teatralidade no mármore! Ainda não é possível entender como ele conseguiu esculpir algumas partes sem que a pedra se quebrasse. Bernini foi realmente um gênio do período barroco italiano! Essas são algumas obras que você poderá admirar na Galleria Borghese:

  • Enéas, Anquises e Ascânio (1618-19), baseada na obra de Virgílio, retrata a fuga dos três personagens de Tróia em chamas. Está ligada a história do nascimento de Roma;
  • O Rapto de Proserpina (1621-22), baseada na Metamorfose de Ovídio, retrata o momento em que a jovem Proserpina é raptada por Plutão. Impressionante as lágrimas no rosto dela e o detalhe da mão dele que segura as suas ancas. 
  • David (1623), ao contrário das representações renascentistas clássicas, Bernini retratou David no momento em que ele irá lançar a pedra em Golias, trazendo muita movimentação e teatralidade para a cena.
  • Apollo e Dafne (1622-25), a cena representa o momento em que Dafne se transforma em árvore. Ela desesperadamente tenta fugir de Apollo, mas não consegue mais, pois seus pés já se enraizaram. Apollo tenta tocar o corpo de Dafne, mas ela já é árvore…inexplicável a teatralidade e emoção da obra!
Marcações:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *