Casas romanas do Celio

Ale Invitti: Casas romanas Celio

Você sabia que Roma é feita de camadas? A cidade é tão antiga que existem várias épocas sobrepostas, um exemplo disso são as casas romanas que estão embaixo da Basílica de Ss.Giovanni e Paulo no Celio. É um complexo arqueológico que ainda está sendo descoberto e que fica bem pertinho do Coliseu. As primeiras escavações no local foram feitas em 1887, quando Germano di San Stanislao, reitor da basílica, estava em busca de vestígios de Giovanni e Paulo, dois soldados romanos que foram martirizados e teriam morado ali. A primeira igreja, de época paleocristã, cerca de 398 d.C., foi construída porque era o local da residência dos santos.

A partir da descoberta do final do século XIX, diversas sondagens arqueológicas foram feitas, principalmente na década de 1950. Os ambientes foram abertos recentemente para visitação. A visita às escavações arqueológicas proporciona uma viagem entre séculos II e IV (até a construção da basílica).

Você poderá ter uma boa noção de como era a decoração das casas romanas mais ricas, com afrescos e mármores coloridos.  A fachada lateral esquerda da basílica é a fachada original de uma insula romana. O que era uma insula? Era um grande edifício de habitação coletiva, normalmente com 3 ou 4 pavimentos. No térreo funcionava comércio e nos pavimentos superiores apartamentos residenciais.

Marcações:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *