Fontana de Trevi (Aqua Virgo)

Ale Invitti: Fontana de Trevi

Você sabe de onde vem a água da famosa Fontana di Trevi? Poucas pessoas sabem, mas a história dessa fonte está ligada ao antigo aqueduto romano: o Aqua Virgo (Acqua Vergine)!

Ele foi construído em 19 a.C. por Agripa, genro do primeiro imperador romano Otávio Augusto. Agripa era um general do exército romano e um grande engenheiro. Ele construiu esse aqueduto com aproximadamente 20Km de extensão com o objetivo de levar água até a Terma de Agripa no Campo de Marte (próximo ao Pantheon, Panteão em português).

Terma era o local que os antigos romanos usavam para fazer os seus banhos. Era uma espécie de clube, com piscina; banhos de água quente, morna e fria; local para exercícios físicos; sauna; massagem; biblioteca e salas de reuniões. A Terma de Agripa foi a primeira terma pública de Roma.

O Aqua Virgo funciona até hoje e alimenta algumas fontes monumentais de Roma. Se você observar a fachada da Fontana de Trevi vai encontrar a história do aqueduto. No retângulo superior à esquerda aparece um general romano (Agripa) olhando o projeto do aqueduto. No retângulo superior à direita aparece a Virgem mostrando para os soldados romanos onde eles tinham que pegar a água. Acredita-se que o nome “Virgem” seja a analogia da pureza dessas águas. A bela escultura no centro da Fontana di Trevi é a personificação do oceano.

A Fontana di Trevi foi inaugurada em 1762, o projeto é de Nicola Salvi. É uma das obras-primas do tardo Barroco italiano.

Marcações:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *