Vittoriano ou Altar da Pátria

O Vittoriano ou Altar da Pátria, imponente monumento branco que fica na Praça Veneza, ao contrário do que muitas pessoas pensam, foi inaugurado somente em 1911 em comemoração aos 50 anos da unificação da Itália.

O nome Vittoriano não tem nenhuma relação com a palavra vitória, deriva do nome do primeiro rei italiano, Vittorio Emanuele II de Savoia, a quem o monumento é dedicado. Quando o rei morreu em 1878, foi decidido construir um monumento que representasse Vittorio Emanuele e todo ressurgimento italiano. Foram realizados diversos concursos até ser escolhida a versão que vemos hoje.

O que causa grande impacto, para uma historiadora da arte como eu, é que para construir esse monumento foi necessário demolir uma série de edificações antigas existentes na área, inclusive a casa onde viveu Michelangelo Buonarroti em Roma e o Convento de Aracoeli (construído na Idade Média!). Edifícios com mais de 500 anos de história foram destruídos e desapareceram. O monumento tem 81m de altura. Para ter ideia da sua grandeza, dentro da barriga do cavalo da escultura equestre que fica no centro, foi realizado um almoço para mais de 20 pessoas para comemorar o final da sua fundição. Apesar de todas as controvérsias geradas por essa construção, é preciso admitir que uma das melhores vistas de Roma é a dos terraços do Vittoriano.

Marcações:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *